sexta-feira, 19 de junho de 2009

Paulo Canabrava e Fred Ghedini visitam Unimep

"Direito Autoral no Jornalismo" foi o tema abordado por Paulo Canabrava Filho, jornalista desde 1957 e Fred Ghedini tesoureiro da APIJOR, que foram os palestrantes da vez para as turmas de jornalismo da Unimep - Faculdade Metodista de Piracicaba.

Canabrava iniciou a palestra falando sobre o monopólio dos meios, onde a maior parte desses veículos está nas mãos de uma pequena concentração de empresários, também falou sobre as universidades de hoje, que não estão pensando em qual é o modelo para o desenvolvimento do país, que deveriam transformar seus laboratórios internos em grandes suportes de esclarecimento públicos, e lutar para que o olhar crítico da realidade não desapareça, pois deviam pensar e criar alternativas de comunicação.

A faculdade é onde se concentra a rebeldia da juventude e é isso que cria o futuro, e o papel da universidade deveria ser, aproveitar essa aglutinação e transformar o mundo. O palestrante finalizou orientando que as universidades deviam criar métodos de trabalho e renda para seus alunos.

Depois Fred Ghedini falou sobre Constituição Federal diante dos direitos autorais, onde diz que aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras. Orientou-nos sobre as Leis dos Direitos Autorais onde descreve que só o autor pode decidir como é utilizada sua obra, a transparência de direitos que deve ser feita por escrito, também sobre a Licença Baseada na LDA e a Associação de Defesa dos Direitos Autorais. Os quais os mais violados são: ausência de créditos; plagio; adultério do original; reutilização sem autorização do autor; utilização por terceiros; utilização para outros fins; contrato de trabalho abusivo.

Ghedini encerrou falando sobre a APIJOR (Associação Brasileira da Propriedade Intelectual do Jornalista), instituição que tem por finalidade orientar os profissionais, que por sua vez desconhecem que são autores.
O coordenador da Faculdade de Comunicação finalizou a palestra dizendo que fazer jornalismo é estar comprometido com realidade. Eu como futura jornalista graduada, achei interessantea palestra, já que se trata do nosso trabalho.

Nada melhor do que sermos reconhecidos pelo o que fazemos e que cada um faça o seu, e se for para não fazer, que não copie, leia e entenda o caso. Afinal, somos esclarecedores da verdade e o que mais queremos é que todos se integrem aos assuntos e tirem suas próprias conclusões.
Nayara Carolini de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário