Canabrava iniciou a palestra falando sobre o monopólio dos meios, onde a maior parte desses veículos está nas mãos de uma pequena concentração de empresários, também falou sobre as universidades de hoje, que não estão pensando em qual é o modelo para o desenvolvimento do país, que deveriam transformar seus laboratórios internos em grandes suportes de esclarecimento públicos, e lutar para que o olhar crítico da realidade não desapareça, pois deviam pensar e criar alternativas de comunicação.
A faculdade é onde se concentra a rebeldia da juventude e é isso que cria o futuro, e o papel da universidade deveria ser, aproveitar essa aglutinação e transformar o mundo. O palestrante finalizou orientando que as universidades deviam criar métodos de trabalho e renda para seus alunos.
Depois Fred Ghedini falou sobre Constituição Federal diante dos direitos autorais, onde diz que aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras. Orientou-nos sobre as Leis dos Direitos Autorais onde descreve que só o autor pode decidir como é utilizada sua obra, a transparência de direitos que deve ser feita por escrito, também sobre a Licença Baseada na LDA e a Associação de Defesa dos Direitos Autorais. Os quais os mais violados são: ausência de créditos; plagio; adultério do original; reutilização sem autorização do autor; utilização por terceiros; utilização para outros fins; contrato de trabalho abusivo.
Ghedini encerrou falando sobre a APIJOR (Associação Brasileira da Propriedade Intelectual do Jornalista), instituição que tem por finalidade orientar os profissionais, que por sua vez desconhecem que são autores.

Nada melhor do que sermos reconhecidos pelo o que fazemos e que cada um faça o seu, e se for para não fazer, que não copie, leia e entenda o caso. Afinal, somos esclarecedores da verdade e o que mais queremos é que todos se integrem aos assuntos e tirem suas próprias conclusões.
Nayara Carolini de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário