É possivel encontrar informações de interesse público nos noticiarios de hoje, mas é dificil dizer que o interesse público é o norteador das informações jornalísticas. Nos tempos modernos, as pessoas tem buscado informações rápidas e fáceis de serem interpretadas, fato favorecido pela tecnologia e as adaptações instântaneas da modernidade.
Ao nosso ver, a própria sociedade prefere limitar-se aos conhecimetos "superficiais" do seu próprio entorno geográfico. Digamos que dificilmente uma pessoa que não possui o hábito de estar integrado aos assuntos administrativos, sentará em seu sofá e ficará atenta à pauta da reunião extraordinária da Câmara Municipal, enquanto pode ficar a par dos resultados de campeonatos esportivos ou saber os resumos das novelas, entre outras informações que na verdade são de INTERESSE DO PÚBLICO e não de interesse público!
Também existe o fator econômico, com uma grande concentração de recursos financeiros em pequenos grupos de comunicação, o interesse público acaba ficando em segundo plano, principalmente nos grande centro urbanos. Como os principais financiadores desses recursos são os governos e as empresas de grande porte, o norte jornalístico se preocupa também em não entrar em choque de interesses. Muitas vezes, noticias são suprimidas, ou então modificadas, para que a imagem desses investidores não seja prejudicada. A publicidade é o principal meio de “arrecadação de renda” das empresas de comunicação, causando a necessidade de um trabalho conjunto entre redações e departamentos comerciais.
Comunicar e ouvir - Liz Bittar
Há 15 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário