terça-feira, 12 de maio de 2009

Os marcos para o desenvolvimento do Jornalismo

Assim como todo processo de desenvolvimento é marcado por etapas, o Jornalismo também se deu dessa maneira. Podemos perceber que o primeiro marco no desenvolvimento do jornalismo foi o surgimento da oralidade, ou verbalização. Posteriormente, a invenção da escrita foi outra etapa importante nesse processo. O alfabeto muda a maneira do individuo pensar e transmitir suas idéias e pensamentos. Outros fatores principais nesse desenvolvimento foram às criações do papel e da imprensa, que provocaram uma verdadeira história do jornalismo.

O jornalismo desenvolveu, entre outras formas, acompanhando a evolução do sistema econômico, através da publicidade. Os avanços tecnológicos e a liberdade dada pelas reformas políticas garantiram mais autonomia e certa independência. O desenvolvimento das máquinas, como a fotográfica e o telégrafo também foi considerado imprescindível para este progresso.

Para os consumidores desse jornalismo, os avanços foram a alfabetização e a urbanização, com a conquista de direitos, como a democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário