domingo, 24 de maio de 2009

Uma novata entre duas “feras”– Ser aluna mesmo depois de formada!

Sabe aquela conversa "é na prática que se aprende"? Entre tantas profissões, as ligadas à comunicação são as que mais dão valor ao ditado, jornalismo, claro, é uma delas. Sou jornalista, hoje de formação, e de profissão. O nome do cargo não é esse, mas felizmente, após um ano e quase meio após a formatura, trabalho e minha área, e aprendo.

Sou assessora de imprensa (com nome de assistente de planejamento) da Prefeitura de Nova Odessa. Fui contratada em 3 de março de 2008, e minha formatura foi no dia 28 do mesmo mês. Este é meu primeiro trabalho na área.

Muitos dos meus colegas de faculdade hoje estão empregados na hora, mas não esqueço dos que ainda não estou, portanto, repito sempre que tenho sorte por estar empregada com pouco tempo de formação, até porque nunca tive uma experiência jornalística antes disso, durante a graduação.

Isso vai acontecer com os novos estudantes, e aconteceu comigo. Quando estiverem no primeiro e segundo anos, vão aparecer vagas de estágio para alunos do terceiro e quarto anos, vão aparecer vagas de estágio para primeiro e segundo. Eu, que não pude fazer estágio não remunerado por não poder trocar um emprego em que recebia, tive uma certa desvantagem na tal da prática enquanto acontecia a graduação. Portanto, vai um conselho, aos que puderem ter um estágio não remunerado, vá atrás dele. E procurem estágio, seja no primeiro, segundo, terceiro ou quarto ano. Tenho uma certa mágoa, até de mim mesma, de não ter tido um.

Vamos aos resultados do pós formatura. Com a formação concluída, o que sabia era o que os professores tinham ensinado, e eu absorvido. Mas com a prática, aprendi que temos que ir além, e muitas vezes esquecer o que aprendemos lá atrás, por uma troca por novos conhecimentos.

Tenho dois colegas jornalistas dentro da Assessoria. O Vagner Salustiano, o chefe, e a Luciana de Luca, a outra assessora. Hoje tenho dois professores, que estão há mais de um ano comigo, e já me ensinaram muito, e ao invés de pagar, recebo para aprender.

Aqui aprendi muitas praticas de Assessoria de Imprensa, coisa que não aprendi na faculdade. Posso dizer que aqui aprendo com eles dois, a matéria que não existia na grade da Unimep.

Na Assessoria, as dificuldades vão além do entrevistar e escrever, que é uma de várias de nossas tarefas aqui. Com os meus professores voluntários aprendi a falar melhor em rádio, e até ao vivo, aprendi a desenvolver leads com mais eficácia, aprendi a fazer clipping, algo que nem sabia da existência e analisar quais matérias são de interesse do nosso assessorado, o prefeito, entre outras trilhares de coisas, que desempenho, das 8 às 17h (quando não muito mais), de segunda à sexta-feira, e aos sábados, em eventos especiais.
Como professores, se eu pudesse dar nota a eles, seria 10. Como aluna, espero ainda aprender muito mais. Se eu mereço 10? Prefiro deixar para o fim.

Mirela Leme

Fique por dentro de todo nossa análise > http://gdoisnossojeito.blogspot.com/2009/05/nossa-introducao-analise.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário