segunda-feira, 18 de maio de 2009

Nosso Jeito em Brasilia!

O julgamento da exigência de diploma para jornalistas, inicialmente previsto para o dia 1º de abril, uma quarta-feira, em sessão do STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília, sequer chegou a ser assunto do dia. O blog Nosso Jeito esteve lá, com os enviados especiais Vladimir Catarino e Natália Scudeller. Cerca de 40 alunos, dos diversos semestres do curso de Jornalismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) estiveram presentes. Os ministros da corte incluíram a discussão do assunto no julgamento de uma ação que questiona dispositivos da Lei de Imprensa.

No período da manhã, os integrantes da caravana aproveitaram para conhecer alguns pontos mais conhecidos da capital federal.O Congresso Nacional e a Esplanadados Ministérios foram os locais mais elogiados. Durante a tarde, na principal missão da viagem, os estudantes participaram de manifestação, em frente ao prédio do STF,em defesa da exigência do diploma de jornalista.

O recurso extraordinário sobre a exigência do diploma, que seria julgado, tem como relator o presidente Gilmar Mendes. A ação foi apresentada pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo e pelo Ministério Público Federal, contrários à exigência de formação superior. No entanto, o projeto foi adiado pelo STF, para uma data ainda não definida.

Em novembro de 2006, o Supremo garantiu o exercício da atividade jornalística aos que já atuavam na profissão mesmo sem registro no Ministério do Trabalho ou diploma de curso superior na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário