domingo, 24 de maio de 2009

Nosso Jeito entrevista os Jornalistas da assessoria

Correria, troca intensa de informações e produção instantânea de material. Quem visita uma Assessoria de Imprensa, seja no poder público ou na iniciativa privada, tem a nítida impressão de estar em uma redação de jornal ou agência de noticias. A equipe do blog Nosso Jeito esteve na assessoria da Prefeitura Municipal de Nova Odessa, na Região Metropolitana de Campinas.

A Assessoria é responsável pela divulgação de todas as noticias envolvendo o Poder Executivo, além de servir como elo entre a prefeitura e os órgãos de imprensa interessados em entrevista e informações. Para Vagner André Salustiano, coordenador de comunicação novaodessense, os trabalhos da assessoria são típicos de um jornalista de formação. “É essencial. Ser jornalista é muito mais do que dominar a técnica. Apenas a faculdade fornece a base ética, técnica e estética que forma um bom profissional, principalmente através do contato com os professores e da amplitude do currículo, que deve incluir matérias da Sociologia, Antropologia, Psicologia, Política e Teologia que, fora da faculdade, um meto “tecnólogo do jornalismo” jamais obteria", salientou.

O chefe do setor trabalha das 10 as 19 horas, eventualmente, em eventos da PMNO; a qualquer hora, no plantão de Assessoria de Imprensa (geralmente por telefone celular). Durante sua rotina, ele organiza o clipping, faz releases, responde a imprensa, exerce a função de chefe de cerimonial em diversos eventos, até mesmo é o próprio cerimonialista. Sua equipe é formada por 3 jornalistas, 1 fotógrafo e 1 publicitário. Vagner possui uma sala própria, que tem acesso pela sala da assessoria mesmo, todos possuem mesas e computadores individuais, também utilizam-se de equipamento fotográfico digital de qualidade.

Outra jornalista que atua no setor é Luciana de Luca. Experiente, com passagens por emissoras de rádio, jornais e outros veículos, ela enumera quais as principais dificuldades enfrentadas em seu trabalho. “Acredito que a maior dificuldade é driblar os colegas de profissão que se acham Deus, ou seja, pensam que estão acima de tudo e de todos. Este tipo de profissional manipula a informação, burla as regras, passa por cima das pessoas para conseguir o que quer. Acho que isso é o pior.”, lamenta.

Sobre os impactos da internet no jornalismo, uma ferramenta indispensável no seu trabalho, Luciana de Luca é enfática. “Claro que as matérias são concisas e objetivas, e algumas matérias são as conhecidas “não matérias”, como por exemplo, “mulher melancia vai à praia de biquíni”. Mas a rapidez com que as matérias de verdade chegam até nós me fascina. Adoro a internet”, explicou.Por fim, Vagner Salustiano deixou uma mensagem a equipe do Nosso Jeito, falando sobre o principal desafio de um jornalista. “Nós temos que saber dosar o interesse público com o ‘interesse do público’, e não cair no caminho fácil do sensacionalismo e do ‘diversionismo’. Esse é o desafio”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário